Biblioteca

O MUNDO SÓ MEU


Em todo lugar sempre tem uma pessoa que não se da bem com quase ninguém, ele quer fica sozinho mais a pessoas que sempre querem atrapalhar o seu momento de paz e só sabem gritar e palpitar na vida dos outros e geralmente fazem isso só para acabar com a vida dessa pessoa geralmente ela se sente fraca e inferior as outras pessoas 

As pessoas pensavam que todos levam isso na brincadeira mas nem todos nós levamos. Umas reagem com agressão física e verbal , outras ficam isoladas e acabam se machucando , também tem aquele que reage corretamente entregando-o para policia , há pessoas que tentam da as costa para o bullying ou a irritação.

As vitimas acabam ficando tão loucas que acabam criando dupla personalidade ou mais conhecido como transtorno bipolar que pode fazer a pessoa criar uma barreira com o mundo e pode chegar a ser um psicopata.

Muitas vezes pessoas dizem e falam coisa que pode chegar a fazer uma pessoa entrar em depressão ela pode magoá-la falando coisa feias e dizendo que a não ama, também tem uma forma simples e que todos praticam, exemplo, uma amiga minha disse que queria ser doutora e um colega meu disse que ela não prestaria para ser doutora vendo aquilo pude perceber que ela ficou um pouco triste e cabisbaixa.

Na minha mente todos são iguais mais as vezes preciso ficar sozinho no mundo do nada sem ninguém apenas uma tristeza que enfurece-me cada dia que passa, todos sempre falaram de mim pelas costa e as vezes até na cara mesmo, tentei refletir e guardar mas de nada fui capas, acho que isso e por que sou um pouco doido faço psicóloga quase minha vida toda tenho poucos amigos ( isso se puder chamar de amigos ) geralmente tento chamar atenção pois quase ninguém me dá atenção .

POR: Joao Paulo da Silva 7º ano B (texto) e Whezithon 7º ano B (ilustração) / 2015


Mente vazia, oficina do diabo”


Na vida podemos perceber o quanto o mundo é um hieróglifo que precisa ser estudado pouco a pouco. Hoje estou aqui para falar sobre o mundo, pessoas, religião...

Bom, assim que nascemos somos seres puros e com a mente vazia sem pensamentos, mas ao decorrer da vida criamos ideias, começamos a pensar, guardar lembranças marcantes, começamos a preencher a nossa mente vazia. Mas no mundo existem pessoas sem caráter, com pensamentos ruins, pois não crescem com boas companhias seja da família ou amigos.

Lidamos no nosso dia-a-dia com vários tipos de pessoas, no caso de pessoas humildes, gentis, simpáticas, arrogantes, mal educadas, ignorantes, mas enfim a vida nos torna cada uma dessas pessoas, só precisamos saber como preencher o “espaço vazio” quando nascemos.

Assim como eu, ou qualquer outra pessoa, se você tiver o bom senso de seguir o caminho certo, poderá ser alguém adorável e respeitável perante tudo e todas. Não deixe que o preconceito faça de você uma dessas pessoas sem caráter, preencha o seu “vazio” com coisas boas que vai fazer da sua vida valer a pena.

Maria Luiza 9º ano / 2015


Inclusão Colegial
A escola tem um importante papel na vida do ser humano. Muitos identificam o colégio como a “segunda casa”, pois é dentro do ambiente escolar que o homem conhece valores que não são ensinados no lar, mas nem sempre a escola é capaz de fazer absolutamente tudo sobre como o homem deve se comportar.


Um dos principais problema enfrentado no colégio está relacionado à falta de inclusão de alguns indivíduos ocasionado por preconceito financeiro, racial ou por conta de determinado estilo. Se dentro da escola ocorre a exclusão social, fora do colégio esses problemas se tornam mais graves, pois a sociedade, de alguma forma, é reflexo do que há no ambiente colegial.

Muitos casos de agressão, depressão e até mesmo homicídios tem ocorrido em escolas, a maioria ligados à exclusão social, também conhecido como Bullying. Vários casos já foram noticiados pela imprensa, desde um aluno que bateu no professor até alunos que metralharam seus colegas.

A melhor solução para a melhoria da inclusão social é trabalhar o incentivo desde cedo dentro das escolas, para que problemas como bullying possam regredir e com isso, os alunos melhorem seus conceitos para com próximo. Se o problema for solucionados, as consequências positivas refletirão em toda a sociedade.

João Hokama 3º Ano / 2015


Comportamentos dos jovens na atualidade

A humanidade vive em um marco contemporâneo tecnológico, onde os principais participantes nesse campo são os jovens, e por ser uma fase de descobrimentos, muitos fatores influenciam em seus mais diversos tipos de comportamentos. Levando em consideração alguns fatores, como essa nova era corresponde ao que chamamos de comportamento no mundo informatizado? Onde todas as informações são de fácil acesso; Até onde vai seu comportamento referente a sexualidade , violência, consumo de drogas, álcool, uso da internet e o gerenciamento das suas emoções?




A maioria dos jovens aderem a certos tipos comportamentais por influencia de familiares, amigos, internet e mídias, isso se dá pelo descontrole de sua educação e bombardeio de hormônios que mexem com suas emoções, altos canais de conhecimentos podem esta atrelados a um teor de grandes informações. Uma pesquisa feita em 2013 compara o comportamento de jovens entre os anos de 2006/2013, essa pesquisa mostra os índices de jovens que se previnem usando camisinha, o uso exagerado da internet, a violência, o consumo de álcool cigarros e drogas, relações de emoções em sala de aula e a satisfação com o seu corpo. A mesma remete-se índices de jovens com 54% que disseram sempre usar camisinha; 14% dos que nunca usaram (2013) / 61%diziam sempre usar camisinha; 11%nunca usaram (2006). Quanto ao comportamento sociológico 19% já se sentiram ameaçados ou foram insultados; 17% se envolveram em briga (2013) / mais de 25% já tinha se sentido ameaçado; 21% se envolveram em briga (2006). Com relação às redes sociais 67% já conheceram alguém pela internet e 29% já “ficaram” com alguém na rede (2013) / 71% já tinham conhecido alguém pela internet; 32% já “ficaram” com alguém conhecido (2006), em cima de todos esses índices o de concentração também e bem comum, por conta de algumas dependências como álcool e drogas, 49% apresentam dificuldade para se concentrar nas aulas e em outras tarefas; 46% já tinham dificuldade de concentração (2013); 35%dizem ter dificuldade para entender a aula e 13% já foram reprovados (2006).No que se refere a alto –estima com o seu corpo 63% homens e 40% das mulheres se disseram satisfeitos com om seu corpo (2013) / 62% dos homens e 44% das mulheres disseram satisfeitos com seu corpo (2006).

Essa pesquisa e de extrema importância e vale apena ser analisada e refletida, pois tem como objetivo entender melhor o comportamento dos jovens nos dias de hoje. Todos esses comportamentos estão atrelados a questões hormonais, outros podem até ter adquirido uma boa educação de ética e moral, mas, no entanto os jovens nunca irão apresentar comportamentos iguais a dos adultos, pois os elementos para o desenvolvimento do seu caráter, esta sempre em constante evolução. 


THAYNARA Lauranis – 2º ano B / 2015


Adolescentes x Sociedade



-“Eu me sinto um nada, um lixo. As pessoas enjoam de mim tão rápido, eu sou tão substituível...só queria ser especial pra alguém, de verdade, mas as pessoas me tratam sempre como segunda opção, eu só sirvo quando não tem mais nada de interessante pra fazer. E é assim com todo mundo, amigos, família...ninguém me trata como prioridade, qualquer coisa é mais importante que eu, eu não estou aguentando mais é muita coisa para uma pessoa aguentar sozinha, em silêncio...”.

Esse pensamento passa pela cabeça de toda pessoa que se automutila. O mundo dos adolescentes é um mundo muito complexo. A mente de um adolescente está vazia, e encarar os problemas de frente da vida real, saindo dos contos de fadas da infância, não é nada fácil.

Como descontar as dores? Como aliviá-las? Aí é que está. Não sabemos. Adolescentes são muitos “marrentos” e orgulhosos, não aceitam que outras pessoas os façam sentir dor no coração, no caso. Cortes com lâminas e coisas do tipo puxões no próprio cabelo, arranhados na própria pele, auto mordidas... feridas. “cortes liberam endorfina e a endorfina alivia a dor”.

Fazendo isso se livram da dor momentânea...Pois assim você não resolver o problema. Sim, sabemos disso, mas a intenção é aliviar a dor!. É como aplicar anestesia em um braço já cortado para costurá-lo, já doeu, e dependendo do corte, quando o efeito da anestesia passar, a dor pode voltar.

Sem contar no julgamento extremo que a sociedade impõe sobre essas pessoas que se auto mutilam, isso faz com que apareça mais auto mutilação porque é mil vezes mais fácil achar alguém que te julgue do que alguém que sente ao seu lado e diga: - Eu te entendo...

As vezes somos tão insignificantes , pois fazemos isso, falamos sobre isso, mas ninguém percebe.

Há aqueles que dizem que fazemos isso para chamar a atenção, mas se fosse por isso nós cortaríamos a testa, assim todos podem ver , não é verdade!. Para não lidar com o julgamento da sociedade é preciso sair por ai com um sorriso idiota que não é nosso. Tudo isso, mais uma vez, culpa da sociedade.

“-Quando éramos criança chorávamos bem alto pra chamar a atenção, choramos bem baixinho pra não ter que dá explicação...” . -“Os mais sozinhos são os mais gentis...os mais tristes tem o sorriso mais deslumbrante...os mais machucados são os mais sábios...”

- Um conselho sociedade; sem julgamentos por favor!. Quem nunca errou que atire a primeira pedra?. Isso que vocês fazem não ajuda, só atrapalha. Não julgue pela ferida vocês não sabem a dor que se passa dentro de cada um. “muita ajuda quem não atrapalha...”

- Um conselho aos automutiladores; ocupe sua mente com coisas boas, pensamentos bons, perca seu tempo com pessoas que fazem seu tempo parar. Sorria, zoe, brinque, chore de alegria, divirta-se. A vida é assim, cair 7 vezes e levantar 8. “-Não chore pessoa boba, lágrimas borram sorrisos...”. -“As pessoas com maiores conselhos tem os piores problemas...”

Texto e Ilustração por V. Viera - 9º ano / 2015 ) : (


A importância da Biblioteca nas escolas



 7º ANO B / 2015 - Profª Ana Cecilia

Para que uma biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento é precioso diversificar o acervo e torna-la um ambiente de descobertas.

A biblioteca escolar dentro de uma instituição deve estar bem definida quanto a sua organização e funcionamento para que venha facilitar o ensino e a aprendizagem, é importante ser um lugar bem gerenciado, organizado e prazeroso.

A biblioteca escolar torna-se um local diferente dos outros espaços educativos da escola, pois promove uma interação entre o aluno, professor e bibliotecário, vinculada a uma variada gama de informações operando como um laboratório de autoaprendizagem.

A biblioteca escolar é mágica, é lúdica... não importa o tamanho.

As crianças são apaixonadas pelas bibliotecas, pois em uma biblioteca, no momento em que se abre as portas e disponibiliza um material bibliográfico acontece o que eu chamo de “Encontro com o livro”. Aquele momento entre o livro e o leitor.

Por Lorena Ribeiro 2º ano / 2015


A ESCOLA EM CASA E NAS RUAS



Pode-se perceber que a questão educacional tem sido amplamente discutida e se tornando objeto de consideração as mais diversas, tanto do ponto de vista teórico, quanto das articulações práticas que mantém com a vida social.

A educação cumpre seu papel aos educandos sobre o que é necessário e pertinente. Esses instrumentos são colocados em evidência ao serem descritos os meios educacionais que possibilitarão que todos os indivíduos cidadãos deles se apossem: Organização e distribuição de conhecimentos e habilidades disponíveis num certo momento histórico, preparação para o trabalho, acesso ao desenvolvimento tecnológico, participação critica na vida politica.

Mantendo o contato dos alunos uns com os outros para que possam se interagir e saber que o que acontece nas escolas e o mesmo na profissão de trabalho vão ter contato com cidadão que não gastam mais que terão que engolir em seco por respeito.

Portanto essa é a função da escola preparar o ser humano para se comportar e interagir no meio da sociedade, ter ética profissional, para que não passe por dificuldades por medo de interagir com os outros, por ser tímido o bastante ou se achar o melhor de todos para isso que existe a escola para mostrar as qualidades e defeitos do aluno agora do que eles passarem vergonha por suas atitudes.

MARIA EDUARDA SILVA (9º ANO) / 1º ANO / 2015


@nimatrix




One Piece é uma obra de anime e mangá criada pelo mangaká Eiichiro Oda. A história está focada na tripulação pirata comandada pelo Capitão Monkey D. Luffy. A maior ambição de Luffy é obter o maior tesouro do mundo, oOne Piece e assim ocupar o posto deixado pelo finado Rei dos Piratas Gol D. Roger.


O mangá começou a ser lançado de forma seriada na edição trinta e quatro (34) de 1997 da revista Weekly Shōnen Jump, publicada pela editora Shueisha, enquanto a adaptação para anime produzida pela Toei Animation estreou apenas em 1999. Eiichiro Oda originalmente planejou One Piece com duração de cinco anos, e ele já havia planejado o final; contudo, a história tem continuado muito além das suas expectativas.


Desde o seu lançamento, One Piece se tornou a série de mangá mais vendida de todos os tempos no Japão e uma das séries de mangá mais populares no mundo. É o mangá mais vendido na história da Weekly Shōnen Jump, assim como o título mais aclamado. Em outubro de 2013, a Shueisha anunciou que vendeu mais de 300 milhões de volumes do mangá, só no Japão.

O volume 67 estabeleceu um novo recorde para a maior tiragem inicial de qualquer revista lançada no Japão com 4,05 milhões de cópias (o recorde anterior pertencia ao volume 65 com 4 milhões de cópias). O volume 60 foi a primeira revista a vender mais de 2 milhões de cópias em sua primeira semana no Japão segundo o ranking da Oricon.3 One Piece é a série mais vendida na história dos mangás no Japão.4

Em 2014, foi anunciado um spin-off do mangá o qual será intitulado One Piece Party. O spin-off será escrito e desenhado por Ei Andō e será publicado na revista Saikyō Jump5.

Por wheziton 7º ano B



BIBLIOTECA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE


            A Biblioteca Carlos Drummond de Andrade (nome do patrono escolhida pela consulta junto aos estudantes) do Colégio Dom Bosco tendo a frente à senhora Maria Lúcia Aurélio Dias, é um ambiente escolar de suma importância para o desenvolvimento satisfatório das atividades de ensino do alunado, pois a biblioteca tem uma intima ligação com a leitura e aprendizagem, formação de grupos protagonistas, transversalizando interdisciplinarmente, um estímulo da pedagogia de ideias colaborativas entre as disciplinas, compartilhadas.       A Biblioteca “Carlos Drummond de Andrade” é um facilitador, é um espaço e um canal de diálogo, através do livro, junto aos estudantes e professores.

“O primeiro livro que eu li do inicio ao fim, foi daqui da Biblioteca, amei!” “Cidades de papel John Green” por Iris Amanda do 1º série Ensino Médio 2015.


Extensão da Biblioteca Carlos Drummond exerce através da orientação bibliográfica como ferramenta pedagógica de uso coletivo e colaborativo de saberes, também lançando mão nos recursos tecnológicos multidisciplinares como vídeos em notebook’s. unidade de informação “Na atualidade a biblioteca tem valor pelo que serve e não pelo que guarda na dimensão do verdadeiro e do belo [ . . . ].” (CURY; RIBEIRO; OLIVEIRA, 2001 p. 95).

ACERVO
Acervo da Biblioteca "Carlos Drummond de Andrade
      O acervo material é composto por mais 1.300 exemplares: obras gerais, obras de referência (dicionários, atlas, etc.), coleção de livros (livros-texto, livros-didáticos, livros de literatura), coleção de periódicos (jornais, revistas, boletins, dentre outros), folhetos, hemeroteca, gravuras e publicações eletrônicas. Sempre privilegiando a consulta aos estudantes sobre qual literatura lhe agrada, e qual livro esta interessado em ler, ora via consulta direta ou em forma de caixa de sugestão. Assim, exercitando a democracia da juventude. O acervo além de possuir documentos sobre os assuntos pertinentes ao currículo de todos os cursos e séries oferecidas pela escola, contempla os seguintes assuntos: cidadania, contos populares e folclóricos, ecologia e meio ambiente, histórias em quadrinhos, línguas estrangeiras, literatura brasileira, estrangeira, literatura infanto-juvenil e temas da atualidade. A organização e tratamento da informação são elaborados pelo bibliotecário escolar, a partir das normas biblioteconômicas. Existem os documentos virtuais em formato PDF que podem ser acessados.
A aquisição desse acervo é feita através de orçamento próprio, assim como doações voluntárias de estudantes e professores.

O PESSOAL



Bibliotecária e Auxiliar de Biblioteca

O Colégio Dom Bosco vai de acordo com a Lei 12.244/2010 para a constituição do modelo de biblioteca escolar, levando em conta a presença do profissional qualificado e sua equipe a Bibliotecária Danielle Carolina Cruz Pauxis (CRB 590 AP/PA) e o Auxiliar Técnico Clever dos Santos. 



Pois a qualidade dos recursos da biblioteca depende dos recursos humanos existentes, com número suficiente de acordo com a dimensão da escola, sendo composta por um bibliotecário e um auxiliar de biblioteca. Um canal de dialogo junto aos estudantes através dos livros. 



O bibliotecário é um profissional que atua com informação em vários suportes com a finalidade de exercer procedimentos de organização, tratamento e disseminação da informação, com vistas a atender uma necessidade informacional por parte do indivíduo e da sociedade, nas várias nuanças do conhecimento.



O profissional da área é um facilitador e dinamizador das atividades dentro e fora da biblioteca Carlos Drummond de Andrade. Tirando da invisibilidade o acervo e os usuários em potencial da biblioteca. Um verdadeiro profissional da informação. Onde transforma o livro em uma ferramenta de atividades multidisciplinares, bem como o entretenimento.



SERVIÇOS E ATIVIDADES DA BIBLIOTECA “CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE”

Os serviços aqui contidos referem-se à:

·         CONSULTA NO LOCAL

Figura 3 - 7º ano B / 2015 e Profº Ana Cecília
A consulta no local tem a finalidade de estimular a prática da leitura, ação essa proporcionada e ofertada através do acervo da Biblioteca “Carlos Drummond de Andrade”, junto aos professores e estudantes do Colégio Dom Bosco.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO



6º ano / 2015
Uso continuo do acervo bibliográfico da Biblioteca “Carlos Drummond de Andrade”, o livre acesso, a disponibilização da informação, tem como finalidade didática e pedagógica, além do uso da sala de leitura nas disciplinas de Português e Redação. O estimulo ao protagonismo juvenil.
































· EMPRÉSTIMO DOMICILIAR. 

 6º ano / 2015 Profº Vanessa Oliveira

Entre 02/02/ 2015 a 18/06 /2015 foram feitos mais de 1050 empréstimos, atendendo uma clientela de estudantes E.F. I e II, E.M., além de Professores e funcionários do Colégio Dom Bosco. Comprovando que o livro ainda é uma ferramenta do saber e do aprendizado e do entretenimento, que ainda é valorizada e não obrigatório. 








“Ler é possuir elementos de combate à alienação, ignorância, constitui num instrumento de luta. Para através de leitura informar e manter atualizados, onde adquire conhecimento quando feita com prazer.”
(Profº Marcos Rogério – Ser Leitor-)

EXPOSIÇÕES 

2º ano B / 2015 Queren Hapuque e Thaynara Laurans

Longe de estimular o fracasso, através das artes, podemos exercer um pleno uso do intelecto, desenvolver novas habilidades, estimular a criação, valorizar essas capacidades assim, a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade colabora nessa valorização dessas capacidades através do estimulo e exaltação da alto estima entre os estudantes. Sempre positivamente ser o entusiasta desses valores intelectuais, como uma pessoa do século XXI. Generosa, colaborativa. e porque não vaidosas.








Resultado de Artes 2014 Profº Hugo

Dentro da “sociedade do conhecimento” a curto, médio e longo prazo ,na qual as inovações tecnológicas incluem uma dimensão transformadora é preciso que o educador desenvolva atividades em outros espaços e com outra demarcação de tempo. Simultaneamente devem ser construídas atividades multidisciplinares, colaborativas a exemplo da Biblioteca Carlos Drummond de Andrade.


MURAL DE NOTICIAS

O “Jornal da Galera – escrito pel@s fer@s” – é uma atividades pedagógicas nas disciplinas Português – Profª Vanessa e Profª Josina (Filosofia) usando a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade como base de dados de onde o mural de noticias transforma-se em um jornal, um meio de comunicação executado 90% pelos estudantes do E.F. I e II, E.M

APOIO DIDÁTICO EM SALA DE AULA


 3º ano F1 / 2015

A Biblioteca Carlos Drummond de Andrade , utiliza-se de instrumentos didáticos afim de ser um “facilitador” do aprendizado interdisciplinar, o que não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa também que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas.



ESTIMULO AO PROTAGONISMO ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE:



Atividades combinadas onde às disciplinas interagem entre si junto a Biblioteca “Carlos Drummond de Andrade” , local onde ocorrem o fomento e o estimulo ao protagonismo juvenil.



 




 




 8º e 9º ano - 2015

Profª Vanessa Oliveira (português) Shirley (Inglês)



 

Gincana Colégio Dom Bosco - Profº Hugo - 2015 





  Jornal da Galera : E.F. I e II

Profª Vanessa Oliveira – Português e Profª Jozina – filosofia 2015














 6º ano - 2015 - Atividades de História e Ciências



“...Nenhum professor pode renunciar a pensar e criar. Formações e leituras são importantes, mas não substituem a reflexão autônoma de quem põe ‘a mão na massa’...” 

- Celestin Freinet –



CONCLUSÕES





A Biblioteca “Carlos Drummond de Andrade” - Colégio Dom Bosco encontra-se em condições favoráveis para o funcionamento tendo um espaço exclusivo dentro da escola, ela é apoio ao projeto político pedagógico que é a importância da biblioteca escolar, no contexto que vai da teoria que dar lugar à prática, servindo de estimulo o protagonismo, o qual esta na colaboração, na criatividade e inventividades coletivas, na simplicidade, onde a palavra que move tudo chama-se diversidade, onde a biblioteca exerce sua ação educativa, para melhor refletir a diversidade de recursos e suportes das informações coletadas e disponibilizadas para o público, leia-se professores e estudantes e funcionários do Colégio Dom Bosco.





“Há na poesia
O encanto da fantasia que 
Se cristaliza em realidade”
(Carlos Drummond de Andrade)





A Biblioteca “Carlos Drummond de Andrade” acredita no poder da escrita e da leitura, pois:

Colabora na alfabetização, ajuda a organizar as ideias, melhora o texto, ajuda, na comunicação, aumenta o vocabulário registra a própria história e seu protagonismo, aproxima as pessoas distantes promovendo a inclusão Solta a imaginação, aumenta o vocabulário, facilita a escrita, simplifica a compreensão das coisas, melhora a comunicação com os outros, amplia o conhecimento geral, liga o senso critico na tomada... Liberta os sonhos, afim de realiza-los. 





Antes de qualquer fracasso ou decepção, nós da Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, humildemente queremos acertar, Para acertar. Acreditamos no entusiasmo de errar, acreditamos no protagonismo juvenil.




 4º ano - 2015 Victor Hugo Araújo



“Tio, qual livro eu tenho que ler pra ser advogado...

...faz essa foto, Tio!"


“O Segredo de uma vida empolgante não está em descobrir maravilhas, mas em procurá-las” – Augusto Ruschi (1915-1986).



Textos e  Imagens: Clever dos Santos / 2015


Um comentário:

Professora: Vanessa disse...

Acreditar no potencial dos nossos adolescentes, é acreditar no protagonismo dos mesmos, onde a educação é construída de forma democrática, pois, ninguém é dono do saber, e juntos construiremos o alicerce para um futuro melhor. Já dizia Paulo Freire: Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.